Dicas para contratação de uma Empresa de Engenharia na hora de Construir ou Reformar!

Conheça quem você está contratando:

Conheça quem você está contratando: Verifique as referências, obtenha cópia do contrato social da empresa para verificação de sua legalidade. Isto pode ser feito mediante requerimento junto à própria empresa, ou junto à Junta Comercial através do fornecimento do CNPJ.

Escolha uma empresa idônea:

Pesquise junto ao Procon, Juizado Especial e Fórum Cível se existem reclamações ou ações judiciais contra a empresa.

Alterações:

Eventuais alterações no projeto arquitetônico, nos sistemas ou materiais a serem empregados, no prazo de entrega, nos valores ou prazos de pagamento devem ser feitos sempre como "aditivo ao contrato".

Cronograma:

O contrato deverá sempre estabelecer uma forma de o contratado acompanhar o andamento da obra e o cumprimento dos prazos. O cronograma físico e financeiro é a ferramenta que se usa para isto. Se a empresa não fornecer, no momento da proposta, um cronograma para as diversas etapas e os pagamentos a serem efetuados, desconfie, pois, certamente terá problemas com o cumprimento dos prazos.

Inspeção:

Concluída a obra, faça uma inspeção minuciosa. Releia o contrato, confira as plantas e verifique se tudo foi atendido. Todas as incompatibilidades devem ser colocadas por escrito e entregues para o empreiteiro mediante protocolo.

Profissionalismo:

Verifique se a empresa tem, realmente, um engenheiro com dedicação exclusiva, sendo sócio proprietário ou funcionário. Existem por aí muitas empresas que pagam "por fora' engenheiros para assinarem ART'S (Anotação de Responsabilidade Técnica) e que, muitas vezes, nem sabem pelo que estão se responsabilizando.

Para não ter problemas com a lei:

- Nunca inicie uma obra nova antes da obtenção do alvará da Prefeitura local, não permita que a empreiteira inicie a obra antes da obtenção dele. A obra poderá ser fiscalizada e o consumidor receberá multa administrativa ou o embargo dos trabalhos.
- ART: Anotação de Responsabilidade Técnica - o documento de fé pública que garante ao contratado que o Engenheiro responsável pelo projeto ou execução está legalmente habilitado para este trabalho, é este documento que responsabiliza civilmente o Engenheiro pela segurança, viabilidade, durabilidade e execução da obra ou projeto. Executar uma obra e não exigir a ART é como aceitar uma receita ou atestado médico sem carimbo e assinatura do profissional.
- Exija, ao contratar um projeto ou execução, NBR (Norma Brasileira) vigente para a execução do trabalho proposto. Se estiver sendo cumprida, o trabalho tem tudo para não apresentar problemas.
- Exija sempre o reconhecimento da documentação apresentada pela empresa e/ou profissional. Eleição de um foro, e contrato com firmar reconhecida é mais seguro para o cumprimento dos compromissos firmados.